, , ,

Concluída a reabilitação de 12 fontes de água potável na ilha de Bolama

A ASAD conclui as obras de reabilitação de 12 fontes de água potável na ilha de Bolama, Guiné-Bissau, no âmbito do projeto Melhorar a qualidade de vida e apoiar o crescimento socioeconómico da ilha de Bolama e do setor continental de São João.

No dia 3 de julho foi realizada uma recepção provisória que contou com a participação de diferentes representantes institucionais, entre os quais o Governador da região de Bolama-Bijagós, o Delegado Regional do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, o Diretor dos Serviços de Educação da região de Bolama-Bijagós, o Delegado da organização AIDA, o Presidente do Comité de Gestão da Associação local Nô Rema Djunto e o Representante da Direção Regional de Saúde.

O acesso à água potável em Bolama é uma necessidade crítica e é por isso que a ASAD identificou esta intervenção como prioritária.

Esta é a primeira de várias obras que serão realizadas nos próximos meses no âmbito do projeto, entre as quais se destaca a reabilitação do mercado central de Bolama, para a qual está a ser realizada uma pesquisa socioeconômica com perspetiva de género para identificar os principais constrangimentos enfrentados pelos vendedores e vendedoras do mercado central.

As restantes intervenções previstas são: a construção de uma escola e a construção de uma rampa de água no porto do setor continental de São João, a reabilitação do laboratório de diagnóstico clínico do hospital para melhorar os serviços de saúde, a reabilitação de um cinema local como espaço cultural e de participação comunitária e a melhoria do parque central e de dois parques infantis no centro de Bolama.

O projeto é financiado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).